Casa X

100m²

Bairro Polana Cidada de Maputo, Mozambique

2013

Este pequeno anexo localiza-se num lote com edifícios existentes já implantados e que contam com uma área de lazer exterior constituída por uma piscina e jardim.

Conceito
Aplicado

Sendo o único espaço vago para a implantação do novo edifício, no fundo do lote, encostado ao muro e com uma área disponível constrangida pela piscina, árvores e acessos à área de serviço, foi desenvolvido um volume estreito e longo com uma relação directa com a área de lazer comum.

Deste modo, a privacidade em relação à casa principal e a não remoção das árvores existentes no lote apresentaram-se como as condicionantes iniciais do projecto. Assim, desenvolveu-se um edifício num único piso, concebido para garantir acesso independente da casa principal, que não comprometesse a privacidade dos seus ocupantes.

Aumentaram-se as janelas voltadas para a piscina, utilizaram-se canteiros com vegetação para melhorar a privacidade e utilizou-se um lanternim que permite a ventilação e iluminação naturais nas zonas mais críticas.

Tornar a área
humana

a escolha dos materiais procurou alcançar conforto táctil. O contraponto entre a madeira, um material naturalmente quente e reconfortante com as superfícies amaciadas de microcimento, mais frias, mas ainda assim confortárveis ao toque resulta em espaços com em que a luz se desenvolve no ambiente de forma controlada e suave que amplia a ligação do ambiente com os sentidos. A abertura zenital que ilumina um ponto mais profundo desta pequena casa, traz um equilibrio inesperado.

Reza a lenda que cada cliente acaba com o projecto que merece, e neste caso, a obstinação do Dono de Obra em alcançar os objectivos, por vezes muito subtis, certamente adicionou grande valor a esta pequena, mas não pouco expressiva, intervenção.

Colaboradores

Projecto
Atelier
Mobiliário
Mobi
Fiscalização
CoaRK
Atelier 2025 Todos direitos reservados
Atelier 2025 Todos os direitos reservados