Cantina Porto

Este projecto propõe a conversão do antigo refeitório dos CFM num edifício comercial e institucional que sirva de interface entre os operadores portuários e os seus clientes.

Datado do início do século passado, este edifício foi concebido para ser utilizado como refeitório para o pessoal dos Caminhos de Ferro de Moçambique. O edifício é constituído por um volume central com dois andares, onde se encontram centralizados os serviços de apoio às actividades do refeitório. Este é ladeado pelas duas grandes salas de refeições de ocupação térrea. Existe, em cada uma das salas de refeições, e com acessos independentes, uma sala de apoio com os seus respectivos sanitários dedicados.

A alteração do caráter funcional do edifício precisa de ser acompanhada de uma alteração do caráter da sua inserção urbana e do diálogo que se estabelece dele com o meio urbano no qual está inserido.

Foi necessário readequar a concepção original do edifício que prevê o seu acesso pelo interior do terreno do Porto, voltando as suas costas para a cidade e espaços de circulação público, e transformá-lo para que ele adquira um caráter realmente público, invertendo o seu princípio básico de relação com o meio urbano.

As alterações propostas para o edifício procuram traduzir esta abertura administrativa e funcional numa “abertura espacial” para a rua, espaço de circulação e vivência pública. Com o exercício de alteração do traçado do muro do Porto, aliada à alteração do acesso principal do edifício, conseguimos reconciliá-lo com a cidade, promovendo a transformação da área perimetral ao edifício em espaços de transição acolhedores, absolutamente públicos e passiveis de apropriação, de acordo com o novo carácter do edifício.

Os lanternins concebidos para a cobertura visam dotar os ambientes internos de iluminação natural abundante, que conjugados com a utilização de divisórias internas em vidro permitem que a luz ganhe profundidade e alcance as áreas de estar e circulação centralizadas.

As fachadas exteriores permanecem com o mesmo ritmo de aberturas, propondo-se a substituição de algumas das janelas e portas por painéis de vidro. Esta estratégia permite garantir que os utilizadores de longa duração mantenham o contacto visual com o ambiente exterior.

2012-01-03 12:59

Atelier 2025 Todos direitos reservados
Atelier 2025 Todos os direitos reservados

CALCULE O CUSTO
DO SEU PROJECTO

PEDIDO DE COTAÇÃO
ENVIADO

Recebemos o seu pedido de cotação. Entraremos em contacto consigo assim que analisarmos o seu pedido e tivermos uma proposta preparada para si.